Aardman Animations
Aardman Animations é um estúdio de animação localizado no Reino Unido e que é especializada na técnica de fazer filmes com a antiga técnica Stop-Motion. O estúdio foi fundado no ano de 1973 por Peter Lord e David Sproxton. Os seus trabalhos mais notáveis são a série de curtas-metragens de Wallace e Gromit e o filme stop-motion A Fuga das Galinhas.
Início
O estúdio começou produzindo curtas-metragens para a TV, especialmente para o Canal 4 da BBC. Os sucessos de audiência comprovou que o público comprovava a técnica e que os roteiros inteligentes mesclados com animações bem produzidas resultava em expectativas bem positivas. Mas, quando Peter Lord chamou Nick Park para terminar seu projeto de faculdade intitulado de Wallace e Gromit - Dia de Folga, o estúdio resolveu lançá-lo no Canal 4. O sucesso estrondoso fez do primeiro curta de Wallace e Gromit um sucesso total, sendo até indicado ao Oscar. Depois de vários curtas ainda produzidos para a TV, Wallace e Gromit retornaram para o canal de televisão novamente com Calças Trocadas. O Oscar® ganho comprovou o grande sucesso de um curta feito para a TV. Depois, Wallace e Gromit voltaram a TV com o curta Tosa Completa, com um roteiro bem escrito e com milhares de fãs já ganhos. Wallace e Gromit receberam outro Oscar®, tornando o nome de Peter Lord e Nick Park mundialmente conhecido, além de contar com a presença de Peter Sallis como a voz de Wallace desde o primeiro curta lançado na TV. Produziu também o clip do single da gilr band spice girls, "viva forever" em 1998. O clip é das meninas em formas de fadas, todas as cinco são bonecas dobráveis. Um vídeo muito bem elaborado e bem típico da Aardman. Um dos outros trabalhos notáveis do estúdio estão incluso Shawn - O Carneiro.
Parceria
Em 1995 a Aardman fechou um contrato com a gigante Dreamworks Animation para produzir alguns de seus futuros filmes. O contrato deu início com o lançamento de A Fuga das Galinhas, que gerou, 5 anos depois de seu lançamento, o longa solo de Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais, que resultou em um grande sucesso de bilheteria e mais um Oscar®. Em 2006 foi lançado o filme “Por água abaixo”, que não se saiu tão bem nas bilheterias comparando-se aos outros dois enormes sucessos anteriores da Aardman. Isso levou a DreamWorks a cancelar o contrato com a Aardman, que atualmente está como parceira de distribuição a Sony Pictures Entertainment.
Nenhum comentário:
Postar um comentário